sábado, julho 02, 2005

Casa de "moças" e HIV

O histórico Rancho Mustang está reaberto para negócios. E não estranhe. Estamos falando de Nevada, onde a prostituição é legalizada em quase todo o estado.

Você acha que a legalização da prostituição disparou a incidência de doenças venéreas em Nevada? Descubra aqui.
Espertinho ele, não?

Todo aluno de economia brasileiro já foi exposto a uma correlação que, embora não seja perfeita (1,00) é muito alta (eu diria uns 0,95): a de que todo economista d'esquerda é também heterodoxo sendo que, neste último caso, nenhuma menção é feita aos heterodoxos austríacos como Mises e Hayek. Claro, o de direita é o ortodoxo que engloba um vasto grupo de pessoas, desde qualquer um que saiba desenhar gráficos e resolver equações de segundo grau até os monetaristas e, não se espantem, os novo-keynesianos.

Pois bem. Nesta dicotomia tola, uma das baixas é a microeconomia, tida como falsa, tosca, superficial ou pitoresca porque, dentre outros motivos, não se baseia na teoria do valor trabalho. Digo que é uma baixa porque a microeconomia é, sim, a melhor área da economia para se estudar incentivos.

Mas, pelo bem ou pelo mal, economistas que dizem estas loucuras nem sempre têm a influência que desejam ter. Meu exemplo típico é a composição do Banco Central no governo atual.

Agora, outro exemplo, muito melhor, é o que se segue, do prefeito de Itaboraí. O cara é do PT mas tem um comportamento totalmente alinhado com o que dizem os livros-textos de economia.

Aliás, para os auto-proclamados heterodoxos mais raivosos, ou seja, os que se enquadram direitinho em um dos rótulos da dicotomia que adoram difundir, recomenda-se começar com algo mais simples como o "Introdução à Economia" de N.G. Mankiw, sem preconceitos por ele ter trabalhado um bom tempo na administração Bush.

Aí vai a notícia.

Prefeito petista de Itaboraí (RJ) recebe R$ 33 mil de salário

13h35 - Quem te viu e quem te vê! O repórter Sérgio Torres, da Folha, revela na edição desta sexta a incrível esperteza do prefeito petista de Itaboraí, município a 40 km do Rio. Sua Exca., o prefeito Cosme José Salles (PT), recebeu salário de R$ 33 mil em abril e maio passados. Motivo: simplesmente aprovou uma lei na Câmara Municipal fixando o salário dele em 0,5% da arrecadação do município. Vale para ele e para o vice- prefeito, Álvaro Reboredo, do nanico PSDC, que recebe dois terços do seu salário. Socialismo é isso!
Polêmicas da imprensa - off topic, mas engraçado

Segundo noticia a Primeira Leitura, Lula vai, hoje, a uma reunião do Foro de São Paulo, organização que, segundo o articulista L.F. de Alencastro, não existe. Não acredita? Então veja os dois links abaixo.

Vejamos os dois momentos da imprensa nacional

1. Em meio à crise política que abala o país e a esquerda petista atribui às relações incestuosas de seu governo com a direita fisiológica, o presidente Lula faz neste fim de semana uma espécie de viagem ao passado, aos “bons tempos” em que ninguém questionava suas credenciais esquerdistas nem o criticava pela execução de políticas conservadoras. Lula é o convidado de honra do ato político que, na capital paulista às 10h30, comemora os 15 anos de criação do Foro de São Paulo, organização que, segundo o site do PT, um de seus fundadores, “reúne os principais partidos e movimentos políticos progressistas e de esquerda da América Latina”.

2. Audience: Quick question. George Folsom with IRI. Two quick questions. First, could you give us your estimate of who's on the short list to be the new Governor the Central Bank of Brazil as well as the Finance Minister? And then, secondly, each one of you here talked about which way is the PT and Lula going to go. Are they going to continue to moderate, or will they be co-opted by some of their other international colleagues? Professor Maxwell, you mentioned that as well. What are your views on this organization called Foro de Sao Paulo, which PT as well as Chavez as well as other folks who are members of, including Colonel Gutierrez up in Ecuador? Is it a phenomena and a movement that should be taken seriously? Or, how do you assess the risks for the Sao Paulo and its relationship with PT? Thank you.

Alencastro: It's interesting. You'll see, because I live, I mean, I live now in France. I had been living in Brazil for 12 years. We never heard about this for Sao Paulo in Brazil. We don't know about it, and it's crazy how that thing grow up and became, that's one journalist known as a guy very conservative from extreme right, who writes in a weekly in Rio, who started with that thing. We never heard about that. The Mayor of Sao Paulo is from PT but she, therefore, I mean, for two years. She's supported by wealthy managers. Their Secretary of Planning is the former Minister of Planning from Sarney.

I mean, the city was bucker up. They rebuked the fine arts. Was a very good example of achievement of the PT in fact. Because Sao Paulo has 12 million persons. The town was broke. And now the final sorrow came, and the Mayor of Sao Paulo had in the polls the best opinion of every time. I mean, the last two years in the population. They start to do things. I mean, it deserves a special study to that affair of Foro de Sao Paulo. I don't think what Kenneth think about it? Because ...


Moral da história: ou a imprensa informa mal na França, ou eu leio mais jornais que o dito articulista. He, he, he.

sexta-feira, julho 01, 2005

Humor

Esta é muito boa.

quarta-feira, junho 29, 2005

Porque a China prefere o Brasil? + A Bizarra Suprema Corte dos EUA = tudo o que você queria ler nos jornais nacionais, mas eles estavam ocupados demais para te falar sobre estes assuntos...

Fácil. O Brasil abre sua economia à China sem sequer pedir uma contrapartida. E o Brasil não reclama de direitos humanos no Tibet.

Por outro lado, a relação com os EUA é bem mais conturbada. Lembra do que eu disse sobre o temor da concorrência chinesa na América Central no artigo sobre o CAFTA? Pois é. O medo que os nossos "hermanos" têm dos chineses provavelmente é correspondido pelos burocratas de Beijing.

Isto é algo que analistas como John Tkacik Jr já enxergaram.

Alguém leu sobre o CAFTA em jornais brasileiros? Nada, né? Aliás, como já disse anteriormente, nem a bizarra decisão a la "propriedade produtiva" da Suprema Corte dos EUA foi notada aqui. Você quer ter uma idéia do que se passa? Então veja este artigo de Walter Williams.
CAFTA

Relatório do Banco Mundial sobre o CAFTA, aqui.

terça-feira, junho 28, 2005

Estados Unidos Socialistas da América?

A imprensa nacional não noticiou (incrível!), mas aqui vai uma pista. E, não, não é piada.
Nossa amiga, a imprensa

Boris Casoy, em interessante desabafo no Portal da Imprensa.

É por isto que estudos de desenvolvimento econômico sempre mostram que liberdade econômica e desenvolvimento econômico caminham juntas enquanto que, no caso da liberdade política, o vínculo é mais fraco. Eu costumo defender que os estudos devem considerar a imprensa livre, mas livre mesmo. E com concorrência. O desabafo do Casoy mostra algo que não ocorre, por exemplo, nos EUA: a ameaça governamental em cortar verbas publicitárias.

Mas, se verba publicitária mantém jornal a ponto da ameaça de corte gerar reações fortes, fica a pergunta: que diabos de imprensa crítica é esta? Mais ainda, se ela não critica, então ela não está, realmente, sendo uma peça importante no desenvolvimento econômico, já que apenas ressoa a opinião do patrocinador com uma ou outra voz discordante (muitas vezes não tão discordante assim).

Ou estou errado?
Onde estão os vacinados contra xenofobia anti-US?

Interessante artigo de Anne Applebaum sobre o outro lado da força (escolha o adjetivo): o pró-americanismo, irmão do anti-americanismo.

Link:
In Search of Pro-Americanism
Migração, Sexo e Arroz Chao-Chao

Como o crescimento econômico muda as relações sociais: In China, finding a spouse was never so complicated.

segunda-feira, junho 27, 2005

A Tríplice Fronteira em 19.06.2005 (não é economia, mas é um furo de reportagem...ou não é?)

Líder do Hamas no Brasil? Parece que sim. Mas a imprensa nacional ficou bem alheia. Uma pena. Esta notícia merecia cobertura mais ampla...

domingo, junho 26, 2005

Como a globalização melhora a vida das mulheres

O estudo completo está citado aqui e eu o vi, pela primeira vez, aqui.
Mais uns pensamentos sobre o CAFTA

Mais uns pensamentos meus sobre o CAFTA aqui.